Sobre

Neste blog eu falo sobre minhas experiências em um primeiro intercâmbio e o que aprendi com ele. As dicas contidas no conteúdo são pessoais e contam histórias através da minha perspectiva. É um sonho realizado e ele começou em março de 2017. Minha intenção é ajudar outras pessoas, que assim como eu, buscam longe seus objetivos :)
- Aline Ribeiro

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Minha escola, minha vida



Agora que todas as definições de vírus foram atualizadas foram devidamente pautadas e já sabe que cidade pretende ficar. Vamos à escolha da escola.

São pontos básicos, mas que devem ser pensados e nem sempre nos atentamos. Primeiro eu aconselho que use uma planilha para comparar os preços e colocar as informações de cada escola. Acredite, eu não fiz isso, anotava em qualquer papel e as vezes eu me perdia, rs. Não precisa ser uma planilha super elabora, mas é importante você concentrar as informações em um lugar só.

Orçamento


Parece óbvio você pensar no orçamento, mas há muito mais do que só o valor final para levar em consideração. Leve em conta quantas horas de aulas por semana o curso oferece, se o material didático está incluso ou terá que pagar cada módulo, o que compõe o material (ex: students’ book, CD Rom, mini dictionary & homework book), se fazem atividades fora da escola e procure fotos do local, não adianta ser barato e ser um muquifo.

E o mais importante, em caso de um intercâmbio acima de 3 meses, pergunte se eles dão suporte para extensão do visto. Teoricamente, apenas as universidades podem emitir uma carta para você apresentar ao consulado e conseguir um visto de estudante para mais de 90 dias de permanência no país, MAS pelo que entendi as escolas de inglês fazem umas gambis e conseguem, sei lá rs.
~ falarei mais sobre visto posteriormente ~

Localização e locomoção


Duas coisas são importantes: o endereço da escola e a distância dela até sua acomodação.

Pesquise muito sobre o bairro que a escola está localizada, não são todos os bairros que são 100% seguros. Veja se tem pontos de ônibus próximos também, caso precise dessa condução.

Planeje a sua locomoção até a escola antes de fechar! Dica: a maioria das famílias que acolhem intercambistas levam o estudante até a escola e depois vão buscar, mas pergunte ao host. O combinado não sai caro.

Fale com pessoas!


Nada mais confiável do que uma indicação. Olha o que eu fazia: procurava no Facebook a página da escola, abria as publicações mais curtidas e via as pessoas que tinham curtido aquilo. Olhava os nomes que pareciam ser brasileiros, analisava o perfil e enviava uma mensagem. Com toda educação do mundo, pedia desculpas pela inconveniência, mas precisava perguntar sobre a escola 'x'. Assim, conheci pessoas maravilhosas que me deram muita atenção e estavam dispostas à ajudar. É bem gratificante!


Acho que é isso. Se eu lembrar de mais alguma coisa eu atualizo vocês nas redes sociais.
Tem muita coisa ainda para abordar. Eu embarcarei para Pretória dia 02/03/17 e quando estiver lá, poderei ajudar muito mais.


Dúvidas? Comentem aqui :D

Obrigada por me acompanhar! Beijos ;*

Nenhum comentário:

Postar um comentário