Quando falamos em intercâmbio, logo vem à nossa cabeça os destinos mais tradicionais: Canadá, Irlanda, Nova Zelândia, Austrália, etc. Mas, se você é como eu, deve ter se perguntado em algum momento "o mundo é tão grande, porque eu tenho sempre as mesmas opções?". Pois é, e eu tinha dois motivos para pensar assim: eu queria uma experiência diferente e, não menos importante, orçamento baixo.
Quando você está determinado à realizar um objetivo, seja qual for, o primeiro passo é pesquisar. Pesquisar muito! Foi o que fiz por meses. E se você chegou até aqui, provavelmente deseja a mesma coisa (ou é minha mãe me dando uma força no blog. Oi, mãe!). Enfim, minha proposta é essa, encurtar o caminho das pedras para você.
~ siga - me os bons ~
A resposta para a pergunta no título é: PORQUE NÃO???
Com quase 50 milhões de habitantes, o país é conhecido por sua diversidade de culturas, idiomas e crenças religiosas. Embora 70% da população sul-africana seja negra, os habitantes são de diferentes grupos étnicos. Para se ter uma ideia, onze línguas oficiais são reconhecidas pela Constituição do país (sim, é uma mistureba!). O inglês é uma delas e é, sem dúvida, o idioma mais ouvido nas ruas, nos órgãos públicos e nos comércios – herança do domínio britânico. Mas, dentro das casas, perde espaço para outras línguas.
A partir de 1994, a África do Sul tornou-se potência emergente na economia, apesar dos contrastes sociais ainda existentes. Isso foi possível graças a pessoas como Nelson Mandela, líder político mundialmente conhecido por libertar o país do apartheid (segregação racial). Apesar de todos os esforços, o preconceito racial ainda está enraizado, mas com grandes avanços. A infraestrutura do país também melhorou muito, especialmente nos últimos anos. Ao conquistar o direito de sediar a Copa do Mundo de 2010, as principais cidades foram repaginadas.
A África do Sul é grande e, por isso, bastante heterogênea. Seu território, cercado pelos oceanos Atlântico e Índico, é cinco vezes maior do que o da Grã-Bretanha (Inglaterra, Escócia e País de Gales). O clima temperado é mais um ponto que conta a favor num intercâmbio. A Cidade do Cabo, opção de 98% dos intercambistas, tem o verão seco e quente, enquanto o inverno apresenta características bem parecidas ao sudeste e ao sul brasileiro. Outras cidades procuradas por estudantes estrangeiros são Joanesburgo e Pretória, a capital administrativa do país.
Devido ao clima e a geografia favoráveis, o país tornou-se referência nos esportes radicais: o maior bungee jump do mundo, por exemplo, é sul-africano; surfe, rafting, escalada e trilhas por gigantescos parques naturais também são praticados. São atrações como essas que chamam a atenção de aventureiros das mais diversas partes do planeta em busca de emoção e adrenalina em cenários paradisíacos.
Mas uma das grandes vantagens em saber tudo sobre a África do Sul e em optar por um programa de intercâmbio no país está relacionada à moeda, o Rand, que é desvalorizada em relação ao real. Isso reflete no custo de vida no país, que é baixo, principalmente se comparado a outros destinos como Estados Unidos e Inglaterra. Outra boa notícia: se a ideia é fazer um intercâmbio curto (de até três meses), não precisa tirar visto.
E a parte que tenho certeza que você mais se perguntou: SEGURANÇA.
Muitos estrangeiros não sabem que a África do Sul tem uma infra-estrutura bem desenvolvida, um alto padrão de tratamento de água e facilidades médicas iguais às melhores do mundo.
A África do Sul se orgulha de ter uma grande variedade de culturas, comunidades, áreas e atrações. A maior parte do país pode ser visitada com segurança por todo turista, mas é preciso ter bom senso e tomar precauções, como não andar sozinho em áreas desertas à noite e ser prudente ao usar equipamento fotográfico e jóias.
A África do Sul se orgulha de ter uma grande variedade de culturas, comunidades, áreas e atrações. A maior parte do país pode ser visitada com segurança por todo turista, mas é preciso ter bom senso e tomar precauções, como não andar sozinho em áreas desertas à noite e ser prudente ao usar equipamento fotográfico e jóias.
A maioria dos crimes acontecem entre pessoas que se conhecem, e atos aleatórios de violência são raros. As grandes cidades têm programas de Instruções em Segurança Básica à disposição em hotéis e escritórios de informações turísticas.
Bom, na minha próxima publicação eu explicarei porque eu escolhi Pretória para fazer meu intercâmbio (esse texto já está grande o suficiente, rs). Certo?
Obrigada por me acompanhar. Beijos.
Fontes:
http://blog.descubraomundo.com/africa-do-sul/tudo-sobre-africa-do-sul/
http://www.vamosparaafricadosul.com.br/dicas.html

Boooa, adorei! :p
ResponderExcluirObrigada pelo apoio, Marcelo! ^^
Excluir